quinta-feira, 20 de março de 2014

ROTEIRO DO CUBO MÁGICO

MANUAL DO CUBO MÁGICO (Magic cube 3x3x3.  mount tutorial)

Neste tutorial, utiliza-se a técnica por camada, que é apenas uma das técnicas de domínio público que utiliza algoritmos. A montagem do cubo mágico inclui 8 fases. Lembrar que as peças centrais (do meio) são fixas e tem apenas uma cor. As peças de canto tem 3 cores e as peças laterais duas cores. Uma peça de lado não pode substituir uma peça de canto e vice versa. Igualmente, uma peça de centro será sempre de centro e permanece sempre fixa em seu lugar (não pode ser movida e não substitui outras peças, portanto).
1. CRUZ BRANCA, COM CENTRO AMARELO.  Inicia-se formando a cruz branca com o centro amarelo. Esta é tarefa fácil, não precisando de maiores explicações. Ela se resume em trazer para a face do centro amarelo os lados brancos da cruz. Para colocar em cada braço da cruz um lado branco, basta girar um ou dois passos (90 ou 180 graus) o lado vertical do cubo em que estiver o lado branco, girando também a camada de cima para oferecer o lado que ainda não tem braço branco (isto evita que se afaste um braço da cruz já posicionado em um dos lados do centro amarelo). Se o lado branco estiver embaixo, basta  girar a parte de baixo dois passos (180 graus), de forma que ela se posicione em um dos lados da cruz que ainda não tenha braço branco. Se a peça branca estiver na lateral da camada de baixo, girar a camada de cima até um braço não branco se posicionar na direção desta peça branca.  Girar o lado com contém a peça branca um passo (90 graus). Agora ela já estará na segunda camada, sendo necessário apenas girar o lado que a contém para cima uma vez, posicionando-o na cruz, com o cuidado para não afastar um braço já colocado, como já explicado acima.
2. CRUZ BRANCA COM CENTRO BRANCO (COMPLETA). Depois de ser formada a cruz branca com o centro amarelo, inverter cada braço da cruz para o centro branco, que é o lado inverso do centro amarelo. Antes de inverter cada braço, posicionar ele com a sua cor lateral na segunda camada. Posiciona-se o primeiro braço, por exemplo, com a cor azul combinando com a cor azul da segunda camada.  Feito isso você já pode inverter este braço para o centro branco, girando o lado dois passos (180 graus), de modo que o braço branco se situe na cruz branca no lado de baixo do cubo (que sempre será o lado inverso do amarelo). Fazer isso com os 4 braços da cruz, até obter uma cruz branca com centro branco. 
3. CANTOS DA FACE BRANCA. Feita a cruz branca, com os lados combinando com a mesma cor da peça central da segunda camada, manter o lado branco para baixo. Se um canto branco estiver na terceira camada (a de cima, lembrando que o cubo tem 3 camadas de peças), posicionar este canto entre os 2 centros de suas duas cores diferentes de branco, girando a camada de cima (terceira camada). Depois, girar uma vez a camada da frente, que tem o canto branco, de modo que ela permaneça em cima. Com isso, se elevaram 3 peças da face de baixo. Girar o canto branco de modo a combinar com o lado de baixo que se levantou, que possui um braço da cruz branca. Retornar esta parte branca para baixo, o que acertará um canto branco. Se o canto branco a ser baixado estiver na primeira camada ou em cima (virado para o céu), colocar outro qualquer para baixo (como se fosse branco) e depois repetir a operação anterior quando o canto branco se posicionar na lateral da terceira camada. Baixados todos os cantos brancos, ficará pronta a face branca do cubo, com a primeira camada já acertada em suas cores e mais as peças centrais da segunda camada (camada do meio, considerando que a face branca fica sempre para baixo).
A metade da tarefa já está feita. Depois, mantenha o cubo fixo, com a cor branca para baixo. Assim você tem o lado de baixo, o lado da frente, o lado de trás, o lado direito e o lado esquerdo.
4.  COMPLETAR A SEGUNDA CAMADA.  Estando sempre a camada branca para baixo, agora se trata de acertar os cantos da segunda camada, para completá-la. Atentar agora que as peças amarelas devem se concentrar na terceira camada. Procurar peças laterais da última camada que não tenham lado amarelo, para baixá-las para a segunda camada. Para fazer isso, girar a camada de cima até que a peça que não tenha lado amarelo se situar sobre a peça da mesma cor da camada do meio. Verifica-se então, o lado (direito ou esquerdo) da camada do meio que esta peça se encaixa. Girar a camada de cima uma vez, para o lado contrário. Girar o lado vertical do cubo para cima, de modo a apresentar a coluna branca no lado que se encaixava a peça. Agora girar mais uma vez a camada de cima para o mesmo lado anteriormente girado, afastando ainda mais e peça que se pretende baixar. Retornar a coluna branca para baixo. Agora, localizar o canto branco que se desgarrou de baixo para cima e posicionar novamente embaixo, seguindo a regra já dada para acerto dos cantos brancos de baixo. Repetir a operação com as demais peças da camada de cima que não possuem cor amarela. Isto resultará em acerto da segunda camada. Se alguma das peças de segunda camada ficar com as cores invertidas, baixar uma peça com amarelo para o lugar dela, seguindo a mesma operação descrita. Não esquecer de sempre acertar os cantos brancos de baixo. Com isto, aparecerá uma peça na camada de cima sem cor amarela. Repetir a operação conforme já descrito, até baixar esta peça para a segunda camada, no seu lugar. 
5. CRUZ AMARELA EM CIMA. Para iniciar o acerto da última camada, com a face amarela do lado de cima, deve-se, primeiro, formar uma cruz amarela em cima. De cara, pode ser que existam dois lados ou nenhum lado da cruz amarela. Não pode existir 1 lado ou 3 lados da cruz amarela. Se isto ocorrer, o cubo está encaixado incorretamente em sua montagem e deve ser acertado, trocando-se duas peças de posição (desencaixando-as do cubo e trocando as duas de lugar, de forma que se tenha dois lados da cruz ou somente o centro amarelo). 5.1. Se tiver duas peças da cruz amarela, posicionar o cubo com um braço amarelo da cruz à esquerda, e o lado virado para você não pode ter braço amarelo em cima, mas do lado da frente, na lateral virada para você. 5.2. Se, não tiver nenhum lado da cruz amarela formado na face de cima (virada para o céu), posicionar o cubo com uma peça amarela no canto esquerdo lateral mais próximo. Nas duas hipóteses (5.1. e 5.2.), proceder a seguinte operação, em duas fases, na primeira em sentido horário e na segunda, anti horário. Fase 1.  Sentido horário: Gira frente, Gira cima e gira direita. Fase 2. Sentido anti horário: Gira cima, gira direita, gira frente. Repetir a operação, prestando atenção se em cada caso resultar em dois braços da cruz, ou zero braços, até completar a cruz amarela em cima.
6. COMPLETAR A FACE AMARELA. Obtida a cruz amarela, para completar a face amarela de cima, deve-se agora acertar os seus cantos. Antes posicionar o cubo, de forma que: 0 (zero) cantos amarelos, lado esquerdo lateral próximo, com peça amarela. 1 canto amarelo,  este canto fica para a direita próxima de você. 2 cantos amarelos, o lado esquerdo próximo de você não pode ter peça amarela. Levantar o lado vertical direito apresentando a coluna branca. Girar a camada de cima uma vez em sentido horário. Voltar a coluna branca (agora com apenas 2 brancos) para baixo. Girar mais uma vez a camada de cima em sentido horário. Levanta mais uma vez a coluna direita em sentido horário, apresentando os brancos. Agora, girar dois passos a camada de cima em sentido horário, até a peça branca combinar com aS duas peças brancas da coluna direita. Retornar a coluna branca de volta para baixo. Obs.: Nunca haverá 3 cantos amarelos, se isto acontecer é porque o cubo está alterado.
7. TÉCNICA  DO “L” INVERTIDO. Após completado o lado amarelo, sem os cantos certos (se os cantos estiverem certos, pular esta etapa). Agora trata-se de acertar os cantos, primeiro. Usar e técnica do “L”  branco invertido, formando primeiro a perna maior, na face de cima (virada para o céu). Se existirem 2 cantos certos (da mesma cor) estes devem ficar virados para trás. Se um lado estiver completo, este deverá ficar virado para trás. Primeiro girar a coluna da sua direita para baixo, no sentido anti horário. Segundo, girar a face da frente no sentido horário. Girar mais uma vez a coluna direita para frente, no sentido anti horário. Aparecerá a perna branca maior no seu lado direito na face de cima.
Para obter a perna menor do “L” branco, girar a face de trás duas vezes para o mesmo lado, trazendo a perna menor do “L” para cima. Temos um “L” branco invertido em cima. Agora devemos desfazer o “L” retornando as suas partes para baixo. Mas primeiro, devemos girar a parte da frente no sentido anti horário, de forma a devolver as duas peças brancas da face esquerda para baixo. Mas isto tem que ser feito sem mexer no “L”. Para não mexer no “L” branco, primeiro virar a perna grande para trás. Agora girar a face da frente no sentido anti horário uma vez, conforme já dito. Depois, retornar a perna grande do “L” para cima. Agora girar duas vezes a parte de trás, para devolver a perna menor do “L” para baixo (de onde ela veio). Agora girar a perna grande do “L” para a frente, no sentido anti horário duas vezes. Ver se os cantos estão certos, mesmo que tenha que se girar a camada de cima para que isto ocorra. Esta operação com o “L” deve ser repetida até acertar os cantos. Acertados os cantos, virar a face completa para trás e inciar o movimento final.
8. MOVIMENTO FINAL. Agora só falta acertar as peças laterais, nos lados das faces verticais.
Para isso devermos fazer o movimento final. Girar a face da frente duas vezes seguidas para o mesmo lado, no sentido horário ou anti horário, de forma a ter a fileira branca frontal na parte de cima.
Girar uma vez a camada de cima de forma a que e peça lateral combine com a da frente. Pode ser para qualquer dos dois lados. Se não combinar, pode ser para qualquer lado. Agora a linha branca na face superior ficou de um lado. Virar a linha do meio amarela para a face de trás. Agora virar a linha branca para o lado contrário, girando a camada de cima dois passos em qualquer sentido. Retornar a linha amarela do meio para frente. Girar a camada de cima de forma a acertar dois dos lados. Virar a linha amarela para baixo (de onde veio). Repetir o movimento final no máximo duas vezes. Parece que terminamos. Os melhores cubos que conheço são: O melhor, de longe, é o DaYan Cube, 3ª geração, depois vem o Rubik's e os outros. Tudo aqui se refere ao cubo 3 x 3 x 3. PARABÉNS !
Ivo Zanoni (não sou autor, apenas divulgador do roteiro de domínio público)
(Palavras-chave: cubo mágico, magic cube manual,  dadu, kubus, pangkat tiga, Rubik´s cube, DaYan cube
#CuboMágico 
#MagicCube
#DaYan
#Rubik












Um comentário:

  1. Existem vídeos na internet que trazem ilustrações sobre esta técnica (das camadas) que podem facilitar mais o entendimento.

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